Vestibular para indígenas na UnB

ADMISSÃO
Vestibular para indígenas na UnB
Universidade de Brasília e Funai destinam 20 vagas em cinco cursos de graduação da instituição. Inscrições poderão ser feitas até 15 de dezembro

A Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) realizam, pela terceira vez, o processo seletivo destinado a estudantes indígenas. Os interessados poderão disputar uma das 20 vagas oferecidas, divididas entre o 1º e o 2º semestre de 2009, nos cursos de Agronomia, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Florestal, Medicina e Nutrição. As inscrições estarão abertas de 15 de novembro a 15 de dezembro e podem ser feitas na sede da Funai, em Brasília (DF), e nas unidades regionais da instituição.

As provas serão aplicadas pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) no dia 17 de janeiro de 2009, no turno da tarde. O vestibular será aplicado nos pólos regionais de Belém (PA), Brasília (DF), Governador Valadares (MG), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). Para se inscrever, é preciso apresentar os documentos exigidos no
comunicado de abertura.

Outras informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/conveniofunai_unb2009. Os candidatos farão provas objetivas e de redação. As provas objetivas consistirão de 50 itens de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e outros 50 itens de matemática. A prova de redação pedirá a produção de um texto descritivo, narrativo, expositivoargumentativo ou instrucional.

CONVÊNIO – O processo seletivo é resultado do convênio entre a UnB e a Funai, firmado em março de 2004 e faz parte do Plano de Metas para a Integração Social, Étnica e Racial da UnB. O plano estabelece, em linhas gerais, que a instituição se responsabiliza pela disponibilização das vagas – que podem chegar a
20 por ano – e pelo apoio acadêmico necessário aos estudantes. Já a Funai indica os cursos de interesse das comunidades indígenas, encaminha os candidatos e proporciona auxílio que garanta a manutenção dos aprovados em Brasília.

Os cursos são escolhidos levando em conta a necessidade de profissionais da área nas comunidades indígenas. Na UnB, os estudantes aprovados recebem acompanhamento do Serviço de Orientação ao Universitário (SOU), além de apoio psicopedagógico individualizado e orientação acadêmica durante o curso.

CONTATO
Outras informações no endereço eletrônico
www.cespe.unb.br/vestibular/conveniofunai_unb2009 ou na Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 8h às 19h – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Edifício Sede do Cespe/UnB – pelo telefone (61) 3448 0100.

0 comentários: